sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Ora Abóbora!



De alto valor nutritivo, a abóbora contém grande quantidade de vitamina A, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento.

Possui ainda Niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo.
Tem, ainda, sais minerais como Cálcio e Fósforo, que participam da formação de ossos e dentes, construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.

É indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão.

Laxativa e diurética, contém sementes tidas como potentes vermífugos, que agem principalmente contra a ténia (solitária). Para essa finalidade, as sementes devem ser utilizadas frescas, sem a película que as cobre, moídas e misturadas com açúcar.
Elas são boas também contra náuseas em geral e vómitos de gestantes.

A abóbora é indicada na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamações dos intestinos.

Crua ou cozida, serve como cataplasma para ajudar na cura de ferimentos, picadas de insectos, queimaduras leves e furúnculos.
E o puré de abóbora exerce função diurética nas inflamações dos rins.


Na hora da compra, deve escolher abóboras de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado.
Quando madura é melhor deixá-la no frigorífico onde pode durar de 3 a 4 meses.

Pelo mundo...
As suas sementes, para os índios Cherookee, podem curar cólicas, diminuir pedras nos rins e acalmar febres desde que servidas em chás.
Na Índia, a polpa da abóbora colocada directamente sobre a testa alivia dores de cabeça e, nas Filipinas, o caldo do pé de abóbora é recomendado na cura de dores de ouvido.


Doce de abóbora caseiro

Ingredientes:
1 kg de abóbora descascada
3 xícaras de açúcar
4 cravos da Índia
2 canelas em pau pequenas
1/4 xícara de leite de coco

Preparo:
Corte a abóbora em cubos de 3 cm. Coloque em uma panela juntamente com o açúcar e leve ao fogo baixo para que o açúcar desmanche, acrescente a canela e os cravos e continue a ferver o doce até que os cubos de abóbora estejam bem macios. Com uma colher de pá, vá amassando a abóbora para que ela se desmanche e o doce comece a ficar cremoso.

Cozinhe em fogo baixo, mexendo regularmente.
Quando o doce começar a se soltar do fundo da panela, acrescente o leite de coco.
Cozinhe por mais 2 ou 3 minutos. Deixe esfriar e sirva.

E se lhe juntar algumas nozes ou pinhões! Hummmm...

Fontes: Coluna Vida Saudável, jornal Diário de S.Paulo, por Lucília Diniz http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br

Sem comentários: