sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Ervas podem melhorar memória, diz a BBC


"Uma nova pesquisa mostrou que ervas podem melhorar a memória, auxiliando pacientes que sofrem, por exemplo, de doenças como Alzheimer.

Cientistas das universidades de Newcastle e Northumbria, na Grã-Bretanha, testaram 44 pessoas, às quais foram dados compostos de ervas ou placebo (pílulas de farinha sem o princípio activo).

Eles concluíram que as que tomavam as ervas, tiveram um desempenho muito melhor em testes de memória do que as que tomaram o placebo.

Especialistas acreditam que os ingredientes presentes nas ervas, podem levar a um aumento no nível de substâncias químicas associadas à memória no cérebro.

O Centro para Pesquisas Médicas com Plantas (MPRC, na sigla em inglês) dessas universidades estão pesquisando os aparentes benefícios para a saúde do consumo de plantas e flores.

Fitoterapia

Os benefícios das ervas para a saúde já são testados há bastante tempo.

Em 1597, o fitoterapeuta inglês John Gerard afirmou que as plantas representam um "bem singular para o cérebro, activando os nervos e a memória".

A pesquisadora Nicola Tildsley afirmou que os resultados da nova pesquisa mostram que alguns fitoterapeutas e seus estudos devem ser levados mais a sério.

"O trabalho de fitoterapeutas, realizado há séculos, não pode ser ignorado", avaliou a pesquisadora.

A cientista, no entanto, afirmou que mais pesquisas são necessárias, durante um período mais longo, para provar se há realmente uma relação entre o consumo de ervas e a melhoria da capacidade da memória.

Alguns desses estudos, afirma Tidsley, devem ter como foco a eficácia das ervas no controle da degeneração da memória em pacientes com Alzheimer, cujos cérebros apresentam disfunções em regiões semelhantes às regiões afectadas pelas ervas.

As ervas também podem possuir propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, mas isso ainda precisa ser avaliado, afirma a especialista.

O estudo sobre ervas e memória foi publicado na revista médica Farmacologia, Bioquímica e Comportamento."

Parabéns senhores cientistas!
Mas... nós já sabíamos que as Ervas eram Poderosas!

1 comentário:

Divinius disse...

NÃO ILUDO AS PALAVRAS ELAS É QUE ME ILUDEM APENAS LHES ACRESCENTO LETRAS ELAS ACRESCENTAM-ME VIDA.
:)