terça-feira, 29 de janeiro de 2008

MANGA um remédio que poucos conhecem

Saborosa, perfumada e rica em vitaminas, manga é remédio eficaz em vários casos.
Também é aliada na economia: é uma das principais frutas a alcançar o mercado internacional.

Espada, Bourbon, rosa, favo de mel, coração-de-boi, rosa, avião...
Estes são alguns dos sobrenomes de uma das mais saborosas e perfumadas frutas que se pode provar: manga.

A manga comparece no cardápio sob muitas formas: compotas, marmeladas, geleias, sucos.
Mas é ao natural que ela deixa o sabor mais inconfundível da sua polpa.
Uma das mais ricas frutas em conteúdo de vitaminas A e C, possui, igualmente, apreciável conteúdo de vitaminas B1, B2 e B5, além de ferro, cálcio, fósforo, proteínas e gorduras.

Segundo o pesquisador Alfons Balbach, em seu livro As Frutas na Medicina Doméstica, a manga “combate as bronquites mais rebeldes, tem propriedades antiescorbúticas, é depurativa de sangue e favorece a diurese.”

Expectorante valioso nas enfermidades das vias respiratórias, combate catarro, tosse e bronquite, quando usada em forma de xarope com mel de abelhas.
E, consumidas em jejum, também combate acidez e outras enfermidades do estômago, orienta o Dr. Ernest Schneider, autor de A Cura e a Saúde pelos Alimentos (Casa Publicadora Brasileira). “Diarréia e tuberculose são outras doenças em que o uso da manga é considerado”.

Delicada e difamada
A mangueira é uma planta tropical que se desenvolve bem em condições de clima subtropical. Originária do Sul da Ásia, a manga dispersou-se por todos os continentes, sendo cultivada actualmente em todos os países de clima tropical e subtropical.
A manga destaca-se como uma fruta de alto valor comercial em muitas regiões do mundo, principalmente as regiões tropicais.

Universalmente, é considerada uma das mais delicadas frutas do mundo e, além de ter seu valor alimentar reconhecido, a manga é a quarta fruta dos trópicos a alcançar o mercado internacional, depois da banana, do abacaxi e do abacate.

Essa fruta, rica em vitaminas e outros elementos importantes para o organismo, tem sido difamada por conta de preconceitos e tabus.
Um deles é considerá-la veneno quando misturada ao leite. Isso não passa de superstição.
Há também uma falsa informação de que manga é uma fruta pesada e indigesta, especialmente se ingerida no desjejum ou à noite.
Porém, em vez de prejudicar, tem grande importância como auxiliar dos movimentos peristálticos intestinais.

As vitaminas do complexo B, presentes em boa quantidade nas suculentas mangas, fazem parte das enzimas digestivas e da absorção dos nutrientes.
Sua carência no organismo torna impossível a ingestão equilibrada de carboidratos e proteínas, causando falta de apetite, fadiga, apatia e transtornos no crescimento.

A manga possui, ainda, boa quantidade de um mineral bastante útil ao equilíbrio dos líquidos no corpo: o potássio.
É verdade que ela perde para o abacate, a banana, a laranja e o mamão em potássio.
Mas sua quantidade é muito significativa.

Aliás, recentes pesquisas sugerem que o potássio pode ter ação anticancerígena.
Fósforo, magnésio e ferro, em menores quantidades, também estão presentes.
Eles entram na composição dos músculos, sangue, ossos, dentes e hormônios.

O principal valor da manga está em seu alto teor vitamínico, principalmente de vitaminas A e C, variando, no caso da C, conforme a qualidade da manga.
A rosa, por exemplo, é a que possui a mais elevada quota.
Da vitamina A, cuja matéria-prima é o betacaroteno, sabe-se que é o melhor combatente dos radicais livres.

Os radicais livres são considerados a ferrugem do corpo, provocando envelhecimento precoce. Devido ao alto teor de vitamina A, a manga é um excelente antioxidante do organismo.

Cientistas cubanos descobriram na casca de algumas variedades desta árvore tropical um potente anti-oxidante que melhora a qualidade de vida de pessoas afetadas pela síndrome de imuno-deficiência adquirida.


Fonte: Vida Integral

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou uma das pessoas que não suportava nem o cheiro da manga, mas aprendi a gostar através de meu marido, de tanto ele me oferecer. Provei adorei e hoje é a fruta que mais gosto. É um ótimo regulador intestinal, para ativar a melanina, rejuvenescer etc. A cada dia percebo quanto essa fruta é valiosa.

Sirius disse...

u sou uma inveterada consumidora de manga e desconhecia alguns de seus nutrientes.
Grata!

Pereyra disse...

Tenho duas mangueiras aqui em casa e atualmente estão carregadas, faço suco, mousse, sorvete, enfim, tudo que for gostoso! É uma fruta deliciosa, a minha preferida é a manga espada. Planto manga espada e manga rosa. Manga, a fruta da hora e de sempre! Beijos a todos

Bruna Souza disse...

Legal,hahahahaahahahahaha :D